Gravidez - Semana à Semana
fonte: Federação Portuguesa Pela VIDA -http://www.federacao-vida.com/gravidez/cresce/fecundacao.htm
O texto a seguir encontra-se conforme o original redigido em Portugal
Buscar Semana

A Fecundação
Cerca de duas semanas do início do ciclo menstrual da mulher, dá-se a ovulação, ou seja, é libertado um óvulo de um dos ovários. Ao mesmo tempo, o útero prepara-se para receber o óvulo fertilizado.
O óvulo só pode ser fecundado durante as próximas 24 horas, pelo que a mulher deverá conhecer o seu ciclo menstrual, procurando, caso queira engravidar, esta altura para ter relações sexuais. O espermatozóide vai subir o colo do útero e encontrar o óvulo. Quando o espermatozóide fecunda o óvulo, cria-se um novo ser, completamente diferente do óvulo e do espermatozóide que lhe deram origem. Desde este momento estamos perante um novo ser com uma nova cadeia de DNA com características únicas, com sexo definido, talvez com os olhos da mãe, os cabelos do pai mas, sem dúvida, com a sua própria personalidade.
Cerca de uma semana depois, um "cacho" com 100 células está implantado no teu útero. Uma parte destas células irá ser a placenta, outra é o teu bebé (já se sabe se é menino ou menina).
Ainda não sabes que estás grávida, mas o teu bebé já cresce em ti.

Da 1ª à 4ª semana
Na imagem da esquerda vemos o ovo fecundado apenas 30 horas depois da fecundação.
Na terceira semana de gravidez, o embrião já tem a coluna e o sistema nervoso em formação. Os rins, fígado e intestinos estão a formar-se e, à quarta semana, está como na figura da direita, capaz de produzir hormonas que param o ciclo menstrual da sua mãe..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.

5ª semana
Talvez agora tenhas dado pelo "atraso" e desconfies que estás grávida. Entretanto o teu bebé tem crescido, apesar de ser do tamanho de um grão de arroz, o seu coração já começou a bater, a placenta já funciona e o seu sistema nervoso central, músculos e ossos estão em formação.
Podes nesta altura começar a sentir diferenças no teu corpo, nomeadamente, cansaço, enjoos matinais, os peitos ficam mais sensíveis, tens de ir à casa de banho mais vezes...enfim sentes que estás diferente, algo mudou em ti, agora já te vais apercebendo que vais ser mãe.
Clique aqui para voltar ao topo desta página.

6ª semana
Agora que sabes que estás grávida, deves procurar um médico obstetra para acompanhar-te durante este período. O teu bebé não pára de crescer, muitas coisas se estão a passar ao mesmo tempo, os olhos estão a formar-se, assim como o sistema nervoso periférico, a pele, as unhas, o cabelo, os rins, os vasos sanguíneos, o sistema respiratório... quando fores ao médico pede-lhe para ouvires o bater do coração do teu bebé..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


7ª semana
Por esta altura já são visíveis as feições faciais do teu bebé, incluindo a boca e a língua. Os olhos já têm a retina. O bebé já se mexe e tem o seu próprio tipo de sangue, distinto do da sua mãe. Já se vêem os braços e as mãos, e o seu coração já tem as cavidades direita e esquerda. Por esta altura os pulmões também já se desenvolveram..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


8ª semana
O teu bebé está protegido por um saco cheio de líquido, e ele adora mexer-se lá dentro.
Os seus dedinhos já são visíveis e as suas pernas cresceram. Podemos nesta altura medir as suas ondas cerebrais.
O teu bebé já é tão bonito....
Clique aqui para voltar ao topo desta página.

9ª semana
Estás diferente! O teu corpo apresenta já algumas diferenças, os mamilos cresceram e os círculos à volta escureceram. O teu bebé também tem diferenças, por esta altura já consegues ver as suas orelhitas e os dedos dos pés estão a começar a tornar-se visíveis. Ele mede por esta altura 6mm , o tamanho de uma ervilha.
Apesar do teu bebé se mexer muito, tu ainda não o sentes...

10ª semana
A gravidez provoca alterações hormonais e como tal tu poderás começar a sentir-te com alterações de humor e a pensar se vais ser boa mãe. Tudo isto é normal, relaxa, confia em ti e vive a gravidez com alegria.
Por esta altura o coração do teu bebé é já muito parecido com o de um recém-nascido. Os seus dentinhos estão a formar-se nas gengivas. Até ao fim da semana todos os órgãos e sistemas do teu bebé estarão formados e a partir de agora só precisam de se desenvolver e crescer..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


11ª semana
O teu bebé está a iniciar um período de rápido crescimento, de facto, ele irá duplicar o seu tamanho nas próximas semanas. Os aparelhos genitais do bebé estão a desenvolver-se e brevemente poderás ver se tens um menino ou uma menina..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


12ª semana
Por esta altura os órgãos sexuais do teu bebé estão desenvolvidos mas, ainda poderá ser difícil vê-los na ecografia. Os rins também já se desenvolveram e o teu bebé já faz xi-xi.
O teu bebé já "fala" porque já tem as cordas vocais desenvolvidas, é possível ouvir um choro muito baixinho. O seu cérebro está completamente formado e o teu bebé já sente a dor. O bebé pode chuchar o dedo, os seus olhos têm pálpebras, mede já cerca de 4 cm e pesa 6 gr. Ele estica e flecte as pernas, mexe os seus dedinhos e mãos e levanta e baixa a sua cabecinha...vai ginasticando..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


13ª semana
Agora estás no 2º Trimestre de gravidez! Deves ter atenção à tua alimentação. Engordar demasiado pode ser prejudicial à tua saúde e à saúde do teu bebé.
Partilha com o pai as sensações que vais tendo, façam planos de futuro para a vossa família.
É durante esta semana que os intestinos do bebé irão para a cavidade abdominal..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


14ª semana
Por esta altura poderás começar a sentir o teu bebé a mexer, mas não te preocupes se não sentires, na primeira gravidez ainda não estamos muito despertas para o movimento do bebé.
O seu pescoço está a crescer e poderás ver que o seu queixo já não se encosta ao peito.

15ª semana
Por esta altura algumas mulheres já aparentam ter uma "barriguinha" e poderás sentir receio em ter relações sexuais, não te preocupes, fala com o teu médico e o teu companheiro sobre as tuas preocupações, tudo o que sentes é normal.
O teu bebé cresce contente da vida, os cabelinhos vão tapando a sua cabeça e ele é já capaz de sentir o gosto da comida que comes. Não te esqueças de ter cuidado com a tua alimentação e a fortaleceres com cálcio..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.

16ª semana
O teu bebé tem já 8 cm, sobrancelhas e pestanas. Poderá ser nesta semana que consigas sentir o teu bebé, mas não te preocupes se ainda não consegues identificar os seus pontapés. Ele tem agora cabelo e pêlos por todo o corpo. O teu bebé já suga e engole e pode até ter soluços. Boceja, espreguiça-se e franze a testa..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


17ª semana
Sentes-te desconfortável a dormir? Deita-te de lado, usa almofadas para te sentires confortável. Os teus peitos estão a aumentar de tamanho e deves ter já aumentado o teu peso. Procura arranjar exercícios de relaxamento e informa-te sobre as aulas de preparação para o parto.
Esta semana o teu bebé começará a desenvolver o seu tecido adiposo, sabias que 3/4 do peso do teu recém-nascido corresponde ao tecido adiposo?.
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


18ª semana
Poderás começar a sentir alterações no teu cabelo e pele, tudo isto é derivado às alterações hormonais por que estás a passar.
Com o peso e a "barriguinha" deves preocupar-te em saber movimentar-te. Procura estar sempre direita quando te sentas, tem cuidado quando vais apanhar objectos do chão e não carregues objectos muito pesados. Lembra-te que tens de tomar conta de um bebé que precisa de ti para ser feliz.
O teu bebé continua a crescer e a mexer-se muito..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


19ª semana
O teu bebé já vai ensaiando os movimentos respiratórios. Por esta altura começa a ouvir-te, por isso, aproveita para falares com ele e pede ao pai que faça o mesmo. A vossa voz irá tranquilizá-lo e será importante para o seu desenvolvimento.
Por vezes irás aperceber-te que ele assustou-se com algum barulho, isso é normal..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


20ª semana
Já chegaste a meio caminho! Começa a pensar no tipo de parto que queres e onde queres ter o teu bebé. Fala com o teu médico e expõe as tuas dúvidas. Partilha os teus receios com o pai do teu bebé, lembra-te que ambos vão ser pais!
Sentes o teu bebé particularmente à noite, já estás mais atenta aos seus movimentos. O bebé pesa agora 200 gramas e tem 14 cm, vai praticando os movimentos necessários à sua futura alimentação e tem já as unhas dos pés e das mãos. Nesta altura será possível ver com alguma certeza qual o sexo do teu bebé..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


21ª semana
A tua "barriguinha" não pára de crescer, por vezes podes sentir comichão ou a pele a "esticar", aplica produtos oleosos e hidratantes para protegeres a tua pele.
Consegues identificar os seus pezinhos e mãozinhas na tua barriga, procura posições confortáveis e fala com ele..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


22ª semana
Deves estar alerta a alguns sinais de perigo em relação à tua gravidez, nomeadamente, se sair sangue da tua vagina ou um liquido espesso, se tiveres febre alta, vómitos persistentes, dor a urinar, se não sentires o teu bebé a mexer como antes, dores abdominais fortes, grande inchaço na cara e dedos ou dores de cabeça permanentes. Contacta de imediato o teu médico ou dirige-te ao centro de saúde ou hospital.
O teu bebé continua a crescer e a sua forma vai se aproximando à de um recém-nascido..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


23ª semana
Com o aumento do teu peso poderás começar a ter edemas e inchaços nas pernas e pés, procura ter os pés levantados sempre que puderes e não passes muito tempo de pé.
Evita comidas com gorduras e picantes, nem sempre os "desejos" são o melhor para ti e para o bebé.
Por esta semana o teu bebé já é capaz de ter movimentos oculares rápidos, que nos adultos são indicadores dos sonhos. Se for uma menina, tem já nos seus ovários milhares de óvulos e, se for rapaz tem o escroto bem desenvolvido..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


24ª semana
Estás no sexto mês de gravidez, é sem dúvida uma boa altura para começares a pensar no quarto do teu bebé. Não te esqueças que os bebés gostam de cores alegres, contrastes e bonecos grandes.
Por esta altura deves aumentar entre 250gr a 500gr por semana e sentes-te bem com a tua gravidez. Podes sentir alterações na tua respiração, isto deve-se ao aumento de progesterona que estimula a respiração, acelerando-a. Para respirares bem concentra-te na expiração, expulsando todo o ar viciado dos pulmões e certifica-te que a tua postura é correcta, irás sentir-te melhor.
Os órgãos de equilíbrio existentes no ouvido interno do teu bebé estão completamente desenvolvidos e no tamanho definitivo. Irá começar a abrir os olhos e leva uma vida muito activa. Move-se, saboreia, cheira, vê, ouve e , pensa-se que também sonha. Tem cerca de 20 cm e pesa aproximadamente 420 gr..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


25ª semana
Já começaste a pensar nas roupinhas e acessórios do teu bebé? Bem, porque não agora...vais precisar de muitas coisas, roupinhas de recém-nascido, cadeira para o carro, cadeira para passear, banheira... informa-te junto de mães já com filhos se te podem emprestar algumas coisas, os primeiros tempos podem ser mais dispendiosos (fraldas, toalhitas...) e por isso aproveita se tiveres quem te possa emprestar alguns dos artigos mais caros.
Por vezes poderás sentir como se o teu bebé andasse aos saltinhos na tua barriga, isso quer dizer que ele está com soluços, ele bebe o líquido amniótico que inclui glucose, frutose, sal, proteínas, ureia, ácido cítrico, ácido láctico, ácidos gordos e aminoácidos..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


26ª semana
Sabias que quando falas com o teu bebé o ritmo do seu coração aumenta? Pois é, ele já gosta de ouvir a mãe e o pai, falem com ele, e partilhem em casal os vossos planos e receios. É normal que com o aproximar da altura do parto sintam alguma ansiedade, confiem na vossa capacidade de amar e proteger o vosso bebé. Tudo irá correr bem....
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


27ª semana
Nesta semana o teu bebé irá começar a praticar a sucção, o seu peso continua a aumentar devido, em grande parte, ao aumento do seu tecido adiposo. É devido ao tecido adiposo que o bebé irá conseguir regular a sua temperatura interna após o nascimento..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


28ª semana
Estás no último trimestre! Temos de começar a preparar a mala para o parto.
Deves ter uma mala com:
Para ti:
Os teus documentos pessoais e resultados das análises que fizeste durante a gravidez.
Roupão ou robe
3 camisas de noite curtas com botões à frente (vai-te custar a virar na cama e vais dar de mamar)
2 soutiens de amamentação.
discos protectores para colocares no soutien
pensos higiénicos grossos
6 cuecas descartáveis ou de algodão
chinelos
toalha de banho e rosto
lenços de assoar
saco de roupa suja
Para o bebé:
4 conjuntos de roupa
mantinha
toalha de banho
fraldas e toalhitas
leite hidratante
O teu bebé tem agora 24 cm e pesa cerca 1,5 kg. Está completamente formado..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


29ª semana
Já elaboraste o plano de parto? Convém começares a pensar em quem são as pessoas que gostavas que te acompanhassem durante o parto (se a maternidade tiver condições), qual o tipo de parto que queres, com ou sem anestesia ou cesariana... fala com o teu médico, expõe os teus receios e relaxa.
O teu bebé ocupa quase todo o espaço do teu útero e deve ter-se virado de cabeça para baixo. Abre e fecha os olhos e começa a conseguir focar..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


30ª semana
Como o teu bebé está muito maior poderás começar a sentir que ele mexe com menos frequência.
Começa a preparar-te para o parto, aprende técnicas de respiração e relaxação.
Tem em atenção a tua tensão arterial e os níveis de açúcar, evita os doces e abusa das frutas.
Se o teu bebé nascer agora, será um bebé prematuro, terá de ser colocado numa incubadora mas, tem muitas possibilidades de sobreviver. Fica ao pé dele e fala com ele, a tua voz e a do pai são reconfortantes para ele..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


31ª semana
Podes começar a sentir uma pequenas contracções (contracções de Braxton-Hicks) de vez em quando, não te preocupes, mas tem cuidado, não faças demasiados esforços. Apesar de o bebé estar completamente desenvolvido, os seus pulmões ainda não estão totalmente preparados. Ainda é cedo para o teu bebé nascer..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


32ª semana
Estás quase no fim, só faltam 8 semanas! Nesta fase o volume do teu sangue aumentou 2,5 litros. O estômago leva mais tempo a fazer a digestão, pelo que deves tomas refeições ligeiras.
O teu bebé deve estar já de cabeça para baixo, se ainda não estiver, não te preocupes, por vezes eles gostam de andar às voltas na nossa barriga. Sabes que ele está de cabeça para baixo quando sentes que ele te dá pontapés nas costelas e cabeçadas na tua vagina.
O bebé tem agora 28 cm e pesa pouco mais de 2Kg..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


33ª semana
O bebé dorme cerca de 90 a 95% do dia e pensa-se que já sonha.
Sabias que se o bebé não se virar de cabeça para baixo e estiver a nascer de pés, o médico pode virá-lo? Podes também experimentar posições de cabeça para baixo, fazendo com que o bebé se vire instintivamente. A melhor maneira será deitares-te de barriga para baixo, com as ancas assentes no sofá ou na cama e a cabeça e os ombros no chão. Experimenta esta posição durante uns 20 minutos 2 a 3 vezes por dia e relaxa, ouve música, lê um livro..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


34ª semana
Confirma se já tens tudo preparado para o nascimento do bebé. Será útil que prepares algumas refeições e congeles para a altura em que o bebé nascer. Nesta semana se o teu bebé for um menino, os seus testículos irão descer e colocar-se no escroto. Isto irá ser verificado na altura do nascimento pelo médico..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


35ª semana
A cada dia que passa o bebé vai ganhando peso e vai treinando os seus movimentos respiratórios com mais frequência.
Deves controlar o número de vezes que sentes o teu bebé mexer. Caso sintas que ele está a mexer-se pouco, come uma coisa doce (rebuçado, chocolate) e deita-te de barriga para cima, caso sintas que ele mexe muito menos dirige-te imediatamente ao teu médico, centro de saúde ou maternidade para que te façam um CTG (exame de controlo ao movimento do bebé, ritmo cardíaco do bebé e às tuas contracções).
Quando a cerviz começa a dilatar-se, a tua vagina emite um corrimento sanguinolento: o "sinal". Isto pode acontecer uma semana antes do parto..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


36ª semana
Chegaste aos 8 meses de gravidez! É provável que te sintas pesada e ansiosa pelo nascimento do bebé.
Enquanto o bebé não desce, a tua respiração torna-se mais difícil, contudo, brevemente ele irá descer. Os teus seios podem deixar sair algum colostro (a primeira variante do leite materno) rico em proteínas.
O teu bebé está quase pronto para nascer, falta-lhe algumas reservas de gordura para dispor de um sistema de regulação de temperatura interna ao nascer.
Pesa agora cerca de 3Kg e tem aproximadamente 45cm..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


37ª semana
Ao deitares-te de barriga para cima poderás sentir-te mal disposta e com tonturas, isto deve-se ao peso exercido pelo útero sobre um vaso sanguíneo, dificultando o regresso do sangue ao coração. Deita-te de lado.
O bebé vai produzir cortisona (uma hormona necessária ao amadurecimento dos seus pulmões, tornando-os capazes de respirar ar) e acumular cerca de 14gr de gordura por dia. O cordão umbilical tem já cerca de 50cm. Todo o seu corpo está coberto de vernix, uma substância esbranquiçada produzida pelas células que se escamam para o líquido amniótico..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


38ª semana
O teu bebé pode nascer! Sentes dificuldade a andar e a endireitar-te. Sofres de dores lombares e poderás ter diarreia. É muito provável que o bebé tenha já descido.
A partir de agora o ritmo de crescimento do bebé vai-se tornando mais lento, o que é necessário, caso contrário ele pesaria 90kg com um ano.
O cabelo do bebé pode ter já 5 cm e as suas unhas estão grandes.
Nesta fase existe mais líquido amniótico em torno do bebé que em qualquer outra fase da gravidez.

39ª semana
Atenção aos sinais de parto: dores fortes (provocadas pelas contracções) de forma ritmada e constante e rebentamento das "águas". Caso não te sintas bem, não hesites vai de imediato à maternidade.
O bebé está pronto para nascer tem cerca de 35 cm e pesa entre os 2,5kg e os 5 kg. Sabias que o ritmo cardíaco do bebé é cerca do dobro do teu? Tem 120-150 pulsações por minuto..
Clique aqui para voltar ao topo desta página.


40ª semana
O Nascimento
O teu bebé irá nascer! Poderá não ser nesta semana mas será sem dúvida nas próximas 2 semanas.
Caso queiras podes praticar os seguintes métodos de auto-estimulação para o parto:
Massaja os teus seios, isto provará a libertação da hormona oxitoxina responsável pelo amadurecimento da cervis e desencadeamento do trabalho de parto.
Faz amor, desde que te seja agradável, irá também libertar oxitoxina e o sémen é muito rico em prostaglandinas, que ajudam o útero a contrair-se.
Caso o teu médico ache necessário, poderá induzir o parto, ou seja, provocar artificialmente o parto, isto é normalmente feito com a ruptura através de um instrumento especial, da bolsa de águas ou com a injecção intravenosa de sintocina, uma variante sintética da hormona oxitoxina.
Uma boa hora!.
Clique aqui para voltar ao topo desta página.
.

 

Copyright © 2008   Farmácia Herbanário Ltda. Todos os direitos reservados.