Matéria 1
Protetor solar em cápsulas.
Publicado em 16.11.2007, às 22h09


Há muitos anos, os cientistas vêm tentando achar maneiras mais práticas e eficazes para proteger a pele do sol. Os protetores solares aplicados na pele podem sair com a água e o suor, além de que aplicá-los com precisão é uma tarefa bastante complicada. Desta forma, surgiu o interesse em buscar outras maneiras de preservar a pele como, por exemplo, uma substância que pudesse ser ingerida com segurança. No início deste ano, foi lançada uma cápsula, com evidências científicas, que apontam seu efeito de filtro solar sistêmico.

Esta cápsula contém, além do beta caroteno e do extrato de chá verde, uma substância extraída de uma planta chamada de Polipodium Leucotomos (similar à samambaia).

Vários estudos vêm demonstrando que, quando ingerida, esta substância evita a formação na pele das "sun burn cells", células defeituosas que se formam após a exposição à radiação ultravioleta B (UVB). Ela também diminui a formação dos radicais livres, o que evita a agressão por eles de estruturas da pele como as fibras elásticas, vasos, dentre outros.



Tomar o Polipodium evita ainda que a pele fique muito avermelhada com o sol. Em todos os estudos clínicos, não foram evidenciados efeitos colaterais importantes, pois esta planta não apresenta toxicidade. Temos então uma perspectiva real de um produto que, quando ingerido, protege a pele e também o organismo como um todo dos efeitos deletérios da radiação solar.

O seu uso não dispensa o hábito de aplicar o filtro solar na pele. As pessoas com peles sensíveis ao sol, com manchas resistentes como o melasma, com risco de câncer de pele ou ainda aquelas preocupadas com o foto envelhecimento podem e devem associar o filtro solar diariamente aplicados na pele, nas áreas expostas, com o uso de uma ou duas cápsulas de Helliocare ao dia. Tomar filtro solar! Este é só o começo de uma nova era na dermatologia neste mundo de hoje, cada vez mais com a tecnologia dando respostas rápidas e práticas!



fonte:http://jc.uol.com.br

Matéria 2
Protetor solar em cápsulas.
 

Dose Certa poderá distribuir filtro solar

A Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na semana passada, o projeto de lei nº. 59 de 2006, do deputado Geraldo Vinholi (PDT), que inclui o filtro solar na lista de artigos distribuídos pelo Programa Dose Certa. O programa é responsável pela difusão de 41 tipos de medicamentos para 645 municípios paulistas. O projeto será encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento para parecer. Somente após o trâmite nas comissões de mérito designadas, a proposição estará pronta para discussão e votação em Plenário, e os pareceres serão publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. O filtro solar que deverá ser distribuído terá, no mínimo, fator de proteção 15. A justificativa usada por Geraldo Vinholi é que o Brasil é um país tropical e a exposição crônica ou prolongada à radiação ultravioleta tem sido relacionada a problemas como câncer de pele, envelhecimento precoce e doenças nos olhos.

Cápsulas – Uma novidade que pode incrementar o mercado brasileiro, fora do Dose Certa é claro, é a chegada de um filtro solar em cápsulas. O Heliocare Pills
 pode aportar por aqui no segundo semestre. O produto possui ingredientes naturais (Polipodium Leucotomos) ou chá verde que prometem ajudar na proteção da pele contra queimaduras. O preço de comercialização nos Estados Unidos varia de US$ 44,90 a US$ 116,70 (em embalagens de 60 e 180 cápsulas).

fonte:http://www.freedom.inf.br

Copyright © 2008   Farmácia Herbanário Ltda. Todos os direitos reservados.